Sejam bem-vindos. Pegue seu café, seu chá, um suco ou até uma água e se acomode. Esse é o nosso Café com Palavras. Esse nome resume dois dos meus vícios, por isso ele define muito bem sobre o que vamos conversar aqui. Neste espaço, quero compartilhar com você as minhas impressões sobre alguns livros que tenho lido e tudo que tiver a ver com literatura, enquanto bebo meu cafezinho preto.
Se você já tem o hábito de ler (oi! vamos ser amigos?) então está no lugar certo. Mas se você não tem esse costume…calma! Fica aqui um pouquinho, meu papo é com você mesmo.
Hoje, quero começar trazendo alguns truques que eu desenvolvi ou aprendi por aí, que me ajudam a ler melhor. Então pega o seu caderninho para anotar, ou melhor… prepara o print!
Primeira dica: leia sobre o que você gosta e sem medo de ser feliz! Você não precisa começar metendo as caras em um clássico do Machado de Assis, só porque seu crush gosta. Eu, por exemplo, comecei lendo Crepúsculo (inclusive, amo!).
Segunda dica: prepare um ambiente confortável onde você possa curtir seu livro. Seja no seu quarto, no shopping, na cafeteria ou no ônibus (sim, é possível) o livro que você tiver lendo vai te “teletransportar” para um lugar totalmente novo que vai ser só seu durante aquele tempo.
Terceira e última dica: respeite o seu ritmo. Não se preocupe em ler 100 páginas todo dia ou em ler durante 2 horas sem parar. Descubra qual o seu tempo e aproveite o máximo que der.
Viu só? Ter o hábito de ler não é tão difícil. Espero ter conseguido atiçar sua curiosidade pelo universo literário. Nos vemos daqui duas semanas com uma boa dose de café e livros!
Cafeína Literária – por Heloisa Campos
Orientação: professora Klycia Fontenele