O presente de Natal para os observadores das estrelas, este ano, vai ser a rara aproximação entre Saturno e Júpiter, que poderá ser vista no céu noturno. A última vez que os planetas estiveram tão próximos foi há quase 800 anos.
O alinhamento entre Saturno e Júpiter chegará a apenas 1/5 do diâmetro de uma lua cheia entre os dias 16 e 25 de dezembro. Nesses dias mesmo os planetas, não estando realmente fisicamente juntos, parecerão um único ponto de luz brilhante durante a noite.
Segundo o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan, a última vez que o alinhamento ocorreu dessa forma foi na Idade Média. “Você teria que voltar até pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para ver um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno”, explicou. A melhor experiência de visualização será para quem estiver próximo a linha do Equador. Residentes do Ceará e outros estados brasileiros poderão acompanhar o fenômeno perfeitamente, já em outras regiões do mundo a visualização somente será possível se o céu estiver limpo.
Nos dias citados, os planetas serão brilhantes o bastante para poderem ser observados no crepúsculo. Embora o último alinhamento como esse só tenha acontecido na Idade Média, a previsão para o fenômeno acontecer novamente é em 2080. Então, após isso, só deve acontecer novamente em 2400.
Por Jorge Luiz
Fonte: Science Aler