O dia da consciência negra é celebrada a nível nacional, em referência à luta do quilombola Zumbi dos Palmares

No último dia 20 de novembro, comemorou-se o dia da Consciência Negra, data simbólica e bastante representativa para a comunidade afrodescendente brasileira. Ela é celebrada em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola que comandou o maior quilombo já existente no Brasil, o Quilombo dos Palmares.

A data coincide com o dia da morte de Zumbi, honrando sua luta e resistência contra a escravidão dos povos pretos em território brasileiro. É também um dia de reflexão e levante da população brasileira frente ao racismo estrutural e estruturante, presente até os dias de hoje no país.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Em 1971, um grupo de estudantes de Porto Alegre começou a pensar na possibilidade de criar uma data que representasse a luta do povo preto no Brasil. Antigamente, o dia da abolição da escravatura era reservado para isso. Contudo, essa data não deu o devido o protagonismo aos abolicionistas negros que defenderam o fim da escravidão na época e sim a pessoas brancas. Assim, não fazia sentido mantê-la.

Foi então que esses estudantes escolheram o dia 20 de novembro como uma data simbólica para reverenciar e lembrar Zumbi dos Palmares. No entanto, só nos finais da década de 70, com o surgimento do Movimento Negro Unificado, é que a celebração desse dia começou a ganhar mais força.

Em 2003, a data foi reconhecida como dia da Consciência Negra, através da lei nº 10.639. A lei torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e privadas da educação no Brasil. Porém, a oficialização efetiva dessa data só veio acontecer em 2011, por meio da implementação lei nº 12.519, tornando o dia 20 de Novembro o dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

CONSCIÊNCIA NEGRA NOS DIAS DE HOJE

Desde então, a celebração deste dia acontece em todo país, com movimentações e atividades realizadas pela comunidade afro-brasileira.

No contexto atual de pandemia, a maior parte das ações se deu de forma online, através de exposições, palestras, cursos, lives, etc. Porém, algumas atividades estão sendo realizadas na modalidade presencial. Na cidade de Fortaleza, por exemplo, está acontecendo a Feira Negra desde o dia 20 de Novembro. A feira é uma oportunidade de empreendedores negros exporem os seus produtos e da comunidade em geral fortalecer o afroempreendedorismo.

A celebração do dia da Consciência Negra é um marco de conquista, orgulho e empoderamento para o povo negro. Além disso, é um dia que merece ser lembrado durante todo o ano, haja vista a problemática da desigualdade racial e social que ainda atravessa a comunidade afrodescendente deste país.

Érika Évora

About Author

Agência Notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *