Na busca por uma vida mais saudável e ativa fisicamente, a presença de alimentos com um bom shelf life nas prateleiras dos supermercados se tornou uma exigência maior do cliente, além de uma obrigação ainda maior dos comerciantes. Mas nessa discussão vamos por partes: o que é shelf life?
Traduzido literalmente para “validade”, o termo se refere ao prazo de validade de um produto à mostra nas prateleiras de supermercados, o tempo que alimentos permanecem frescos, saudáveis e próprios para consumo.
Com a eminente deterioração de produtos, existem cuidados que devem ser tomados durante armazenagem e transporte, para garantir um shelf life prolongado dos alimentos. Ambientes de armazenagem apropriados, higienizados e climatizados de acordo com o tipo de alimento são essenciais para garantir um shelf life durador, assim como, sendo esse um dos fatores mais importantes, ter embalagens adequadas a cada tipo de produto.
O cuidado mais eficiente para preservação de alimentos é o uso de embalagens seladas a vácuo, na qual todo o oxigênio no interior da embalagem é sugado, evitando a proliferação de microrganismos que aceleram a deterioração de alimentos e aumentando o shelf life do produto em até 5x o seu tempo natural.
O shelf life é um dos fatores mais importantes que fabricantes e comerciantes devem ficar de olho. Produtos com validade esgotada podem causar sérios riscos à saúde – e aos negócios – das pessoas, podendo provocar intoxicações alimentares e outros males nos organismos daqueles que os consumirem.
FONTE: http://www.setpack.com.br/noticias/voce-sabe-o-que-e-shelf-life/
Moisés Freire Neto