Campanha “Novembro Azul” traz à tona a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata
O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer da próstata, caracterizado como o sexto tipo de câncer mais frequente e o segundo mais mortal entre os homens. O Novembro Azul é uma campanha, realizada em mais de 20 países do mundo, com o objetivo de alertar a comunidade em geral e principalmente os homens sobre os cuidados e diagnósticos necessários no combate ao câncer de próstata.
Através do diagnóstico precoce, 90% dos casos têm chance de cura. No entanto, existe forte preconceito da parte dos homens em relação ao exame de toque retal, capaz de diagnosticar não só o câncer, como outras doenças. Por isso, a importância de campanhas como essas, para orientação e prevenção.
O câncer de próstata acomete, principalmente, pessoas com idade acima dos 65 anos. Contudo, é importante iniciar os exames de diagnóstico bem antes, já que vários fatores como a alimentação, histórico familiar, consumo de álcool e cigarro podem influenciar o surgimento da doença. O diagnóstico e acompanhamento precoce são fundamentais para o tratamento e a cura.
Infelizmente o câncer de próstata só apresenta sintomas quando a doença se encontra no nível avançado. E alguns desses sintomas são: aumento da frequência urinária, dificuldade ao urinar, presença de sangue na urina e diminuição do jato da urina.
NOVEMBRO AZUL NO BRASIL
A campanha acontece no Brasil desde o ano de 2008 e se dá pela oferta de exames próstata gratuitos ou com desconto. Além disso, a campanha inclui iniciativas que levam informações sobre a doença e sua prevenção.
Na cidade de Fortaleza, a polícia civil organizou atividades de conscientização e orientação da população sobre os perigos da doença, no passado dia 18 de novembro. Dentre os participantes, estavam psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e fisioterapeutas, liderando oficinas e atividades educativas.
Érika Évora